A rotina de estudos não deve acabar na sala de aula
Qual a importância da lição de casa?
Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da
sala de aula?
É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias?
O que fazer quando você tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores?
Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa.
"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."
O grande desafio é o aluno atribuir significado à lição de casa. O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância.
Os Orientadores Sociais podem ajudar os jovens a sanar suas dificuldades ajudando-os na realização de suas tarefas escolares.
( Texto - Adaptado: Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml)