sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Buscando o caminho certo!

Quem somos?
"Somos obras de Deus com características e personalidades diferentes, mas com direitos iguais;

Somos o que pensamos em busca dos nossos sonhos, descobertas e a procura de respostas para nossas inquietações;

Vivemos e vencemos conquistando companhias que nos fazem encontrar sentido para viver;

Temos determinação, inteligência... Nascemos, crescemos nos reproduzimos e temos esperança de vida nova;

Somos o segredo da felicidade, fazemos e somos a felicidade de alguém;

Somos seres humanos cheios de dúvidas é claro! Passivos de erros de acertos e com e capacidade de amar e perdoar;

Fomos gerados no amor para sermos felizes como filhos e filhas de Deus;

Buscamos constantemente a perfeição na tentativa de percorrer o caminho certo, que muitas vezes se torna incerto;

Somos capazes de mudar e criar um mundo melhor, se questionarmos ampliaremos o leque de conhecimento e de opções que possibilite responsabilidades valorizando os diferentes pontos de vistas e crenças existentes na sociedade, assim construiremos por meio da reflexão o nosso próprio caminho".

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cinema é cultura e diversão!

Sugestão de Filme:

Mandela: a luta pela liberdade - (2007). James Gregory é um típico branco sul-africano que atua como espião do governo, com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul. Direção de Bille August. 140min.

Consciência negra

Data Comemorativa




História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROJETO DE INTERESSE SOCIAL

O Programa Projovem Adolescente de Itaperuna em suas atividades educativas e preventivas sobre a importância da proteção ambiental, realizou em seus Coletivos um belo trabalho de conscientização sobre a necessidade da coleta e reciclagem do óleo de fritura. 
Ajudar a diminuir a poluição do rio Muriaé e seus afluentes e preservar o ambiente em que vivemos são os resultados esperados pelo Projovem. 
Várias ações foram realizadas nos coletivos: debates, palestras, trabalhos escritos, distribuição de panfletos, visitas às familias, comércio e instituições da comunidade. 
No período de 16 a 25 de novembro estaremos fazendo a coleta dos óleos nos Coletivos e encaminhando para a Instituição Externato Padre Geraldo.

Fala Projovem Buarque!



"O Programa Projovem me deu muitos amigos, tirou a dificuldade que eu tinha de interagir com os outros. 
Eu sou Projovem". (Jerson V. Silva)

"Ganhei várias amizades com o projovem, quando não posso ir sinto falta".
(Edson Luíz)

"Estou adorando o Projovem tem muita gente bonita, e o mais importante a amizade sempre!"

"Estou achando o Projovem um excelente Programa, o qual visa a inclusão do jovem no seu meio social".(Maycon Bruno)

O que é preciso para ser um bom professor.

AOS JOVENS


O conhecimento e a integração são essenciais no processo de aprendizagem, valorizem e respeitem as diferenças.
Coordenação do Projovem

MENSAGEM

Vocês serão sempre jovens enquanto o amor florir em suas vidas, enquanto a beleza, paz, esperança, coragem, otimismo e alegria estiverem presentes em suas ações.