segunda-feira, 30 de julho de 2012

O dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Isso faz com que haja uma variação na mesma, caindo em dias diferentes. A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho. Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial. Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida. Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, dia de São José. A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos. Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção. Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório. O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos. Jussara de Barros Pedagoga

sexta-feira, 27 de julho de 2012

27 de julho - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho. Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse. Hoje, 30 anos depois, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

AOS ORIENTADORES E FACILITADORES

Bom retorno ao trabalho. Aqui, a cada semestre chegam novos sonhos, novos anseios, novos jeitos de ser, de viver, de crer, de lutar, de amar. Cada pessoa traz consigo o universo inteiro. O PROJOVEM, como todo lugar de trabalho, pode ser um bom lugar para crescer e conviver. Isso depende de nós. Desejamos que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso neste 2º semestre. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade. Que o seu retorno seja uma oportunidade para que recebamos os frutos de amor que você traz, para nossos jovens e colegas de trabalho. Que nas equipes de trabalho, sua presença nos incentivem a um convívio feliz, fraterno, simples, de pessoas que querem ser feliz e fazer outras felizes. Contamos com a colaboração de todos!

DIA DA VOVÓ - 26 DE JULHO

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Século I A.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós. O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles Fonte: Mensagens e Poemas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mulheres Negras, 

"a construção de uma sociedade mais justa, livre da discrimunação e do racismo é feita por vocês.Parabéns pela liderança e ousadia de hoje e sempre."


Dia 25 de julho é o Dia Internacional da mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. A data celebra a resistência da mulher negra e coloca em pauta o combate à discriminação étnica e de gênero.
O Dia Internacional da mulher Negra Latinoamericana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o IEncontro de Mulheres Afro-Latinoamericanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana. Mulheres negras de 70 países estiveram presentes no encontro.
Alvos de duplo preconceito as mulheres negras têm histórias de luta, coragem e resistência e, em suas batalhas cotidianas, dão sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Mas ainda há muito o que conquistar pois as mulheres negras ainda sofrem descaso, depreciação e violência, recebem os menores salários e são as principais vítimas do desemprego.
É por isso que o Dia Internacional da mulher Negra Latinoamericana e Caribenha não deve passar despercebido, mas ganhar visibilidade, já que, mesmo após 18 anos, suas motivações continuam atuais.
Fontes: Instituto Agostin Castejon

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PARA REFLETIR

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

Combate a pedofilia

  O que é Pedofilia?
A pedofilia é um desvio de preferência sexual (fantasias,desejos,e atos sexuais) em que as pessoas tem predileção pela pratica do sexo com crianças ou prépúberes. Geralmente o pedófilo não é doente mental e tem plena consciência do que faz, embora em alguns casos a pedofilia possa ser considerada um transtorno mental.
 
Como agem os pedófilos?
Os pedófilos se infiltram na vida da criança e agem de acordo com as suas necessidades: procuram se aproximar dando o que a criança quer, gosta ou precisa. Dessa maneira, o pedófilo diminui a chance dela se defender das situações de abuso e de negar seus pedidos: A criança passa a se sentir devedora de ajuda recebida. De modo geral o pedófilo recorre ao modo de aproximação com a criança que se inicia pela fabricação de interesses comuns, brincadeiras ou jogos, através das quais vai angariando amizades, aceitação e confiança da criança.
O pedófilo costuma apresentar-se como um adulto alegre participativo e cooperativo, sempre disposto a atender o desejo ou a necessidade da pequena vítima, condições que, por vezes, passam despercebidos pelos pais. O pedófilo dá presentes (doces, brinquedos, roupas etc), geralmente sem motivo e as vezes exageradamente caros; conhece filmes, artistas e programas infantis (para criar interesses em comum); Oferecem passeios sem a companhia dos pais; etc.
 
Devo proibir o acesso de crianças a internet?
Não! Apesar dos problemas comentados, isso não significa que a internet seja ruim ou deva ser proibida para o acesso de crianças. A internet é um instrumento e um meio de comunicação como qualquer outro e, portanto, pode ser usada para o bem e para o mal. A maior parte do conteúdo da internet é bom, a rede é indispensável hoje em dia e saber lidar com ela é importantíssimo para a educação de crianças e adolescentes. Além disso, a internet tem varias paginas que ajudam no combate ao crime e especialmente o abuso sexual. Entretanto cabe aos pais e responsáveis verificar as paginas e sites acessados por seus filhos, para que estes não sejam vitimas de crimes cibernéticos (entre eles o abuso sexual), assim como deve vigiar por onde seus filhos andam, com quem, fazendo o que, etc.
 
Como ficam as crianças que sofrem abuso sexual?
As principais conseqüências são: Elas se tornam retraídas, perdem a confiança no adulto,ficam aterrorizadas,deprimidas e confusas, sentem medo de serem castigadas, as vezes até sentem vontade de morrer, perdem o amor próprio, tem queda no rendimento escolar,apresentam sexualidade não correspondente a sua idade.
 
O que fazer quando a criança ou adolescente disser que foi abusado sexualmente?
A principal providencia em caso de abuso sexual é apoiar a vitima, assim como levá-la a atendimento médico e psicológico o mais cedo possível: Estar disponível para ouvi-los sem censurá-los, incentive-o a falar devagar o que se passou, mas sem muitas perguntas e comentários: Não culpá-los pelo acontecimento: Oferecer proteção e prometer que tomará providências, as quais deverão ser feitas; Dá-lhes apoio e carinho; consultar o médico; consultar psicólogo; informar autoridades.
 
Como prevenir o abuso e exploração sexual infantil?
Saber sempre onde estão as crianças e adolescentes, com quem estão, o que estão fazendo; ensiná-los a não aceitar convites, dinheiro, comida e favor de estranhos, especialmente em troca de carinho; sempre acompanhá-los em consultas médicas; conversar com seus filhos: Crie um ambiente familiar tranqüilo; conhecer seus amigos, principalmente os mais velhos; supervisionar o uso da internet (Orkut,MSM, salas de bate papo etc); orientar seus filhos a não responderem e-mails desconhecidos muito menos enviar fotos ou fornecer dados (nome, idade, telefone,endereço etc); Jamais fornecer suas senhas da internet a outras pessoas, por mais amiga que seja.
 
Onde denunciar? A denuncia pode ser anônima?
Os casos de abusos sexual, por sua própria natureza, causam constrangimento e medo, e por isso na maioria das vezes não são denunciados as autoridades, deixando o abusador livre para continuar seus crimes. Qualquer pessoa pode denunciar! Inclusive através de denuncia anônima, embora seja muito melhor a denuncia da pessoa que se revela. Basta comparecer, acessar ou telefonar para um dos locais abaixo, passando as informações que tiver. Esta em nossas mãos salvar a dignidade, a saúde e muitas vezes a vida de uma criança.
 
A denúncia de abuso sexual pode ser feita:
- Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude.
- Ao Conselho Tutelar.
- Ao “Disque 100” – Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da Republica (SEDH/PR) – Ligação anônima.
 
Pela internet:
- Safernet – Combate a pornografia infantil na internet no Brasil – www.safernet.org.br – denúncia anônima.
- Central Nacional de denúncias de crimes cibernéticos – www.denunciar.org.br – denuncia anônima.
 
  •   Dados extraídos da cartilha elaborada pelo Senador Magno Malta.
- Presidente da CPI da pedofilia

quinta-feira, 5 de julho de 2012

PROGRAMA RENDA MELHOR JOVEM

O Governo do Rio de Janeiro por meio do Programa renda melhor jovem, pretende oferecer um grande incentivo a você, jovem do nosso Estado, para que você possa concluir o Ensino Médio.
O que é?
O programa Renda Melhor Jovem é um programa destinado aos jovens das famílias que recebem o Programa Renda Melhor. Ele prevê uma poupança anual como prêmio por sua aprovação no Ensino Médio.

Quais são os principais objetivos do Programa?
→ Incentivar a permanência do jovem na escola;
→ Contribuir para o aumento das taxas de aprovação e conclusão do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro;
→ Contribuir para a redução dos determinantes das vulnerabilidades da juventude;
→ Promover o desenvolvimento dos jovens, com foco na erradicação da pobreza extrema através do investimento em capital humano.

Quem tem direito?
Todo jovem cuja família receba os benefícios do Renda Melhor e esteja matriculado na Rede Estadual de Ensino Médio Regular. Para receber os benefícios, estes jovens precisam ser aprovados e concluir o Ensino Médio.

ATENÇÃO!!!
Fique atento às informações que você receberá pelos Correios.
Procure buscar informações e manter informado em sua escola.
Providencie os seguintes documentos:
1- Caso você tenha menos de 18 anos:
Seus documentos: Carteira de identidade e CPF;
Documentos de seu responsável: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência (o mais atualizado possível).
2- Caso você seja maior de 18 anos.
Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

terça-feira, 3 de julho de 2012

"Vá firme na direção das suas metas... porque o pensamento cria... o desejo atrai e a fé realiza."

Nossos parabéns as jovens Karina(Coletivo São Francisco) e Roberta(Coletivo Cehab), ambas concluintes projovem 2011. Nossos jovens estão sendo encaminhados para entrevistas e cadastros para vagas de empregos. Karina e Roberta já foram contratadas e estão trabalhando. Ficamos muito felizes em abrir novas oportunidades para vocês!

ATENÇÃO JOVENS CONCLUINTES PROJOVEM 2011, PROCUREM A COORDENAÇÃO PARA PREENCHER DADOS PARA NOVOS ENCAMINHAMENTOS.
Local: Edifício Jorge nunes, sala 210/3º andar

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dinâmica - Bons Amigos




Dinâmica sobre amizade
Declamar a poesia Bons Amigos, em forma de jogral.
Depois, conversar em duplas sobre o que pensamos ser uma amizade verdadeira.
Em círculo, pedir que cada um resuma em uma palavra ou frase o que foi conversado.
Finalizar com um abraço e a música Dia especial (Cidadão Quem) ou outra conhecida.

Bons Amigos

  • L.1 - Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    L.2 - Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Todos: Amigo a gente sente!
    L.1 - Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
    L.2 - Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
    Todos: Amigo a gente entende!
    L.1 - Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
    L.2 - Porque amigo sofre e chora.
    Todos: Amigo não tem hora pra consolar!

    L.1 - Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
    L.2 - Porque amigo é a direção.
    Todos: Amigo é a base quando falta o chão!
    L.1 - Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
    L.2 - Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
    Todos: Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Histórico - A celebração da amizade

O Dia da Amizade, também conhecido como Dia do Amigo, foi criado na Argentina pelo professor Enrique Febbraro, que buscava relembrar a data em que os astronautas pisaram na Lua pela primeira vez (20 de julho de 1969). Seu argumento era que, particularmente nesse dia, o mundo inteiro esteve reunido aos três homens que caminhavam pela superfície lunar - um dos maiores marcos da história recente da humanidade.
Em 1979, o governo da província de Buenos Aires tornou oficial a celebração e, desde então, muitos países passaram a adotá-la. Embora não seja considerado um feriado, esta data é uma boa desculpa para promover reuniões de velhos e novos amigos.
Sempre muito respeitado, o Dia da Amizade vem se tornando um fenômeno de massa nos últimos anos. No seu país de origem, a data é tão popular que restaurantes estão com reservas lotadas semanas antes, e a rede de telefones celulares fica congestionada, com tanta gente que tenta se comunicar com amigos.
No Brasil, o 20 de julho também é usado para homenagear as amizades. Festas, presentes e cartões de felicitações estão cada vez mais frequentes por aqui também.
Há tantos momentos na vida em que apenas representamos, aparentamos ser, mantemos segredos, nos preservamos. Mas com os amigos somos autênticos. Aos amigos damos a senha de acesso à página dos nossos pensamentos e sentimentos. Neste compartilhar nos sentimos mais humanos, o coração começa a falar.
No dia 20 de julho, Dia Internacional da Amizade, aproveitemos para reatar laços e reforçar relações.
 
 

DINÂMICA SOBRE AMIZADE

Amigo é o que guia e desafia


Objetivo: Despertar para a importância que temos na vida das pessoas que estão ao nosso redor e da confiança que precisa existir na caminhada do grupo.
1. Clarear os passos:
Convidar os participantes a formar duplas, ficando um ao lado do outro. A dupla combina quem será o cego e quem será o guia. O cego fecha livremente seus olhos e é auxiliado pelo guia. O guia, de olhos abertos, dá o seu ombro ou a sua mão e o ajuda. Enquanto isso, estar atento aos sentimentos que experimenta:
- Como cego, o que sente ao ser auxiliado? / Como guia, o que sente enquanto auxiliador?
2. Caminhando:
As duplas (cego e guia) seguem por diversos caminhos, inclusive passando por obstáculos, se o guia assim o quiser. Deixa-se um tempo para que haja a vivência necessária. Depois, o animador da dinâmica orienta para que se mudem os papéis: quem é cego torna-se agora guia e quem guiava, é o cego. E a dinâmica segue por alguns minutos.
3. Partilha:
O animador da dinâmica dá um sinal de parada e as duplas voltam à sala, para partilharem com o grupo a experiência feita: o que sentiram como cegos e como guias? Como isso se aplica à nossa vida e à vida do grupo? E em nossas relações de amizade?
4. Após as conclusões, finalizar com o “Poema do Amigo Aprendiz
L1 - Quero ser seu amigo... (Quero ser sua amiga...)
L2 - Nem demais e nem de menos. Nem tão longe e nem tão perto. Na medida mais precisa que eu puder.
L1 - Mas amar-te, sem medida. E ficar na tua vida. Da maneira mais discreta que eu souber.
L2 - Sem tirar-te a liberdade. Sem jamais te sufocar. Sem forçar tua vontade.
L1 - Sem falar quando for hora de calar. E sem calar quando for hora de falar.
L2 - Nem ausente e nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz...
L1 - É bonito ser amigo... (É bonito ser amiga). Mas, confesso, é tão difícil aprender
L2 - E por isso eu te suplico paciência. Vou encher este teu rosto de lembranças! Dá-me um tempo de acertar nossas distâncias!
T - Quem encontrou um amigo... Tem “o maior tesouro que a vida nos poderia dar...”.
 
Adaptação do material produzido pela PJ/RS.
Jornal Mundo Jovem 

Programa Projovem também no Jardim Surubi

Estaremos funcionando no Ponto de Cultura no horário de 18:30 às 21:30. Teremos Capoeira, Informática, oficinas de Arte e Cultura e Educação Física.
Inscrições no Edifício Jorge Nunes, 3º andar/sala 210.
Não perca esta oportunidade!