Objetivo: Explicar aos /ás jovens o que é auto-estima e o que influi na sua formação.
Tempo: 20 a 30 minutos
Material: Uma folha de papel e um pedaço de fita crepe para cada aluno.
Processo
O educador pergunta ao grupo se alguém sabe o que é auto-estima. Se ninguém souber, explica que a auto-estima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem em relação a ela própria. Explica, ainda, que a auto-estima está estreitamente relacionada com nossa família e nosso ambiente. Mostra que, a cada dia, enfrentamos situações que afetam o modo como nós sentimos a respeito de nós mesmo. Por exemplo, se brigamos com nossos pais ou se um amigo nos critica isso pode prejudicar nossa auto-estima.
A seguir, entregue uma folha de papel para cada participante, explicando o que representa sua auto-estima. Explique que, em seguida lerá uma lista de situações que podem ocorrer ocasionando prejuízo á auto-estima.
Eslareça que, cada vez que for lida uma frase, eles deverão rasgar um pedaço da folha de papel, na mesma proporção em que essa situação afetaria a auto-estima. Leia as frases que julgar adequadas ou crie suas próprias frases.
Quando todas as frases forem lidas, explica que agora vão ser lidas algumas frases para a reconstituição da auto-estima. Eles deverão ir colando os pedaços de papel com a fita crepe de acordo com o tamanho recuperando da auto-estima.
Afetar a auto-estima
Imagine que na ultima semana, aconteceu o seguinte:
- Uma briga com seu/sua namorado(a).
- Seu professor criticou seu trabalho.
- Um grupo de amigos íntimos não o convidou para um passeio.
- Seu pai ou sua mãe o chamou de malcriado.
- Um amigo revelou um segredo que você contou a ele.
- Surgiu um boato sobre sua reputação.
- Seu namorado/sua namorada o/a deixou por causa de outro/outra.
- Um grupo de amigos zombou de você por causa de sua roupa ou de seu cabelo.
- Seu time de futebol perdeu um jogo importante.
- Um /a de quem você gosta recusou um convite para sair com você.
Recuperar a auto-estima
Na última semana, imagine que aconteceu o seguinte:
- Algum colega de trabalho ou de escola pediu seus conselhos sobre um assunto delicado.
- Um rapaz/moça de quem você gosta convidou-o/a para sair
- Seu pai ou sua mãe lhe dizem que gosta de você.
- Você recebeu uma carta ou um telefonema de um amigo/uma amiga.
- Você tirou boas notas numa prova difícil.
- Um rapaz/uma moça aceitou seu convite para sair.
- Seu time ganhou um jogo importante.
- Seus colegas da escola o/a escolheram como líder.
- Você ganhou uma bolsa de estudos.
- Seu namorado /sua namorada mandou lhe uma carta de amor.
- Seus amigos elogiaram sua roupa ou penteado.
Quando terminar, solicita que eles comentem como se sentiram fazendo o exercício e inicia a discussão partindo do seguinte roteiro:
Todos recuperaram sua auto-estima.
Qual foi a situação que mais afetou sua auto-estima? Por quê?
E qual causou menos danos?
Qual foi a situação mais importante na recuperação da auto-estima?
O que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados?
Que podemos fazer para ajudar nossos amigos e familiares quando sua auto-estima está baixa?
Atividades Opcionais
Peça aos jovens que façam uma lista sobre como reagiriam a situações que afetaram sua auto-estima, e como poderiam se defender do efeito que essas situações podem causar.
Peça aos jovens que elaborem uma lista, durante um dia, sobre coisas ou fatos que melhorem sua auto-estima, e que apresentem suas listas em pequenos grupos.
Comunicação e assertividade
Objetivo:
Discutir a necessidade de comunicar de maneira clara os próprios sentimentos, necessidades, e opiniões, respeitando os direitos da outra pessoa. Perceber que é possível identificar e defender - se de vínculos afetivos nos quais as pessoas se sintam manipuladas ou desrespeitadas.
Fonte: Prevenir é sempre melhor – Ministério da Saúde.
Aclei muito interesse, porque as frases trazem as vivências. As vezes, quanto falamos sobre autoestima, os jovens falam que tem ou não tem e não se veem em situações omo estas.
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