segunda-feira, 23 de julho de 2012

Combate a pedofilia

  O que é Pedofilia?
A pedofilia é um desvio de preferência sexual (fantasias,desejos,e atos sexuais) em que as pessoas tem predileção pela pratica do sexo com crianças ou prépúberes. Geralmente o pedófilo não é doente mental e tem plena consciência do que faz, embora em alguns casos a pedofilia possa ser considerada um transtorno mental.
 
Como agem os pedófilos?
Os pedófilos se infiltram na vida da criança e agem de acordo com as suas necessidades: procuram se aproximar dando o que a criança quer, gosta ou precisa. Dessa maneira, o pedófilo diminui a chance dela se defender das situações de abuso e de negar seus pedidos: A criança passa a se sentir devedora de ajuda recebida. De modo geral o pedófilo recorre ao modo de aproximação com a criança que se inicia pela fabricação de interesses comuns, brincadeiras ou jogos, através das quais vai angariando amizades, aceitação e confiança da criança.
O pedófilo costuma apresentar-se como um adulto alegre participativo e cooperativo, sempre disposto a atender o desejo ou a necessidade da pequena vítima, condições que, por vezes, passam despercebidos pelos pais. O pedófilo dá presentes (doces, brinquedos, roupas etc), geralmente sem motivo e as vezes exageradamente caros; conhece filmes, artistas e programas infantis (para criar interesses em comum); Oferecem passeios sem a companhia dos pais; etc.
 
Devo proibir o acesso de crianças a internet?
Não! Apesar dos problemas comentados, isso não significa que a internet seja ruim ou deva ser proibida para o acesso de crianças. A internet é um instrumento e um meio de comunicação como qualquer outro e, portanto, pode ser usada para o bem e para o mal. A maior parte do conteúdo da internet é bom, a rede é indispensável hoje em dia e saber lidar com ela é importantíssimo para a educação de crianças e adolescentes. Além disso, a internet tem varias paginas que ajudam no combate ao crime e especialmente o abuso sexual. Entretanto cabe aos pais e responsáveis verificar as paginas e sites acessados por seus filhos, para que estes não sejam vitimas de crimes cibernéticos (entre eles o abuso sexual), assim como deve vigiar por onde seus filhos andam, com quem, fazendo o que, etc.
 
Como ficam as crianças que sofrem abuso sexual?
As principais conseqüências são: Elas se tornam retraídas, perdem a confiança no adulto,ficam aterrorizadas,deprimidas e confusas, sentem medo de serem castigadas, as vezes até sentem vontade de morrer, perdem o amor próprio, tem queda no rendimento escolar,apresentam sexualidade não correspondente a sua idade.
 
O que fazer quando a criança ou adolescente disser que foi abusado sexualmente?
A principal providencia em caso de abuso sexual é apoiar a vitima, assim como levá-la a atendimento médico e psicológico o mais cedo possível: Estar disponível para ouvi-los sem censurá-los, incentive-o a falar devagar o que se passou, mas sem muitas perguntas e comentários: Não culpá-los pelo acontecimento: Oferecer proteção e prometer que tomará providências, as quais deverão ser feitas; Dá-lhes apoio e carinho; consultar o médico; consultar psicólogo; informar autoridades.
 
Como prevenir o abuso e exploração sexual infantil?
Saber sempre onde estão as crianças e adolescentes, com quem estão, o que estão fazendo; ensiná-los a não aceitar convites, dinheiro, comida e favor de estranhos, especialmente em troca de carinho; sempre acompanhá-los em consultas médicas; conversar com seus filhos: Crie um ambiente familiar tranqüilo; conhecer seus amigos, principalmente os mais velhos; supervisionar o uso da internet (Orkut,MSM, salas de bate papo etc); orientar seus filhos a não responderem e-mails desconhecidos muito menos enviar fotos ou fornecer dados (nome, idade, telefone,endereço etc); Jamais fornecer suas senhas da internet a outras pessoas, por mais amiga que seja.
 
Onde denunciar? A denuncia pode ser anônima?
Os casos de abusos sexual, por sua própria natureza, causam constrangimento e medo, e por isso na maioria das vezes não são denunciados as autoridades, deixando o abusador livre para continuar seus crimes. Qualquer pessoa pode denunciar! Inclusive através de denuncia anônima, embora seja muito melhor a denuncia da pessoa que se revela. Basta comparecer, acessar ou telefonar para um dos locais abaixo, passando as informações que tiver. Esta em nossas mãos salvar a dignidade, a saúde e muitas vezes a vida de uma criança.
 
A denúncia de abuso sexual pode ser feita:
- Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude.
- Ao Conselho Tutelar.
- Ao “Disque 100” – Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da Republica (SEDH/PR) – Ligação anônima.
 
Pela internet:
- Safernet – Combate a pornografia infantil na internet no Brasil – www.safernet.org.br – denúncia anônima.
- Central Nacional de denúncias de crimes cibernéticos – www.denunciar.org.br – denuncia anônima.
 
  •   Dados extraídos da cartilha elaborada pelo Senador Magno Malta.
- Presidente da CPI da pedofilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário