segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DINÂMICA


Discutindo e fazendo comunicação

Fazer comunicação, além de envolver os jovens, pode aprofundar o aprendizado crítico das mídias.
Os jovens são criativos no uso das tecnologias. Oportunizar experiências de fazer comunicação, além de envolver mais os estudantes, pode render bons debates sobre a  técnica, o objetivo, o alcance e o poder dos meios de comunicação, a ética na sua utilização  entre outros.

FILMANDO
Com os recursos do celular e de pequenas filmadoras, produzir pequenos vídeos é uma atividade comum entre os jovens e pode render bons trabalhos se bem planejados e com objetivo, com um ou mais temas definido de acordo com o interesse dos jovens.
- Pesquisar e estudar noções de enquadramento, iluminação, entonação de voz, roteiro...
- Programar uma saída pelo bairro, pela cidade, registrando lugares interessantes, colhendo depoimentos, fazendo entrevistas, ou ainda, dramatizar pequenas histórias ou compor pequenos comerciais de produtos fictícios etc.
- Solicitar ajuda para editar um vídeo de curta duração, selecionando o que vai compor o vídeo e o que será dispensado.
- Relacionar com o trabalho da televisão, onde o tempo e o interesse determinam o que será exibido.
- Conversar e refletir se, então, o que vemos é tudo o que realmente ocorreu ou apenas recortes de uma realidade que é bem mais ampla.
- Expor os trabalhos para a comunidade, comentando-os e premiando-os simbolicamente, de modo que todos os trabalhos sejam valorizados e desafiados.
Fonte: Jornal Mundo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário