quarta-feira, 13 de junho de 2012

Juventude e Mundo do Trabalho

 PROJOVEM BUARQUE PARTICIPA DE APRESENTAÇÃO 
NA FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ
 O evento foi uma das etapas do Estágio Supervisionado, realizado no Coletivo Buarque pela Coordenadora Pedagógica da Fundação São José, Alcione Candido, acompanhada por Kênia(Orientadora Social do Coletivo). A parceria obteve um excelente resultado e nós agradecemos.

"Fundação São José (FSJ) reuniu,  jovens do ProJovem e de sua Escola de Aplicação (EAP) para uma apresentação dos cursos técnicos oferecidos pela instituição. A ação, que acontece periodicamente, visa não apenas abrir os olhos dos estudantes para diferentes opções de formação e de mercado de trabalho, como esclarecer dúvidas daqueles que já pensam na formação técnica mas não sabem que caminho seguir. Estiveram presentes José Carlos Martins, presidente da FSJ, Quézia Coutinho, diretora da EAP, Alcione Cândido, coordenadora geral dos cursos técnicos, Deise Primo, coordenadora do Ensino Médio. O evento foi seguido de lanche.
Segundo Alcione, a apresentação acontece há alguns meses e sofreu uma expansão.
– Essas apresentações foram pensadas para os estudantes da instituição, pois a FSJ dá aos alunos a opção de fazer um curso técnico gratuitamente a partir do segundo semestre do segundo ano do Ensino Médio. Começamos, porém, a incluir alunos da rede pública.
Os cursos em Química, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Radiologia, Enfermagem e Instrumentação Cirúrgica foram representados por seus coordenadores, que falaram um pouco sobre cada profissão. Por fim, Alcione falou aos estudantes sobre os cursos técnicos em Informática, Design de Interiores e Secretariado Escolar.
OPINIÕES
Cursando o segundo ano do Ensino Médio na FSJ, Daniel Coupey, afirma que a palestra ajudou-o a se decidir por um curso, já que estava decidido entre dois relacionados à área em que pretende cursar o Ensino Superior.
– Estava em dúvida entre Segurança do Trabalho e Design de Interiores. Os dois envolvem convergem para a área em que pretendo atuar, que é Engenharia Civil. Vim tirar minhas dúvidas e fiquei satisfeito. Optei por fazer Segurança do Trabalho e pretendo começar no segundo semestre – disse.
Edson Luíz dos Santos Souza, aluno do ProJovem que atualmente cursa o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública, decidiu-se por um Curso Técnico após a apresentação.
– Já tinha ideia de fazer um curso técnico, mas ainda não sabia qual. Estava vendo, pois são muitas opções. Hoje, se abriu um leque de opções. O que eu mais me identifiquei foi o curso de Enfermagem, pois sempre quis atuar na área de saúde. Pretendo fazer – encerrou."



Nenhum comentário:

Postar um comentário